Todo o passo a passo
Iniciar uma reforma não é tão simples como muitos imaginam. Envolve planejamento e muita paciência entre ambas as partes, tanto do profissional, quanto do proprietário. É importante que esses dois requisitos estejam alinhados, para que a obra siga bem. Umas das recomendações é que o responsável pelo apartamento venha acompanhar o andamento da reforma. Sendo assim, pode observar e informar ao profissional o que deseja modificar no ambiente, seguindo o melhor cronograma para a reforma do apartamento.
Iremos mencionar como você poderá reformar seu apartamento seguindo 07 etapas. Como consequência, ter o resultado desejado e a satisfação de desfrutar do conforto que você merece. Não se esqueça de anotar as dicas recomendadas por nossos profissionais.
Como se organizar
1 – Planejamento
A palavra “planejamento” é a primeira da lista para iniciar uma reforma no apartamento. Nossos profissionais informam que o planejamento é extremamente importante, um requisito que não pode faltar em uma obra. Por esse fato, é necessário que venha colocar no papel todas as mudanças que o profissional responsável deverá realizar.
Mostrando seu breve cronograma ao arquiteto, você evitará que imprevistos ou atrasos aconteçam na obra. Essa regra também vale nas regras do condomínio, ou seja, informar quais os horários e dias específicos para a obra acontecer.
2 – Realizando o orçamento
A segunda etapa a ser realizada na nossa lista é o orçamento, considerada como o chefe principal da reforma. Nesta etapa, é recomendo que venha um profissional qualificado realize o orçamento, garantindo que o proprietário não ultrapasse o orçamento disponível e que tenha os melhores materiais com menor custo ou beneficio. Normalmente os materiais e mão de obra costumam a serem caros, por isso é necessário que venha contratar um arquiteto ou engenheiro para negociar valores, garantindo o andamento da obra para ser entregue no período determinado.
Vale ressaltar que todos os materiais e itens negociados estejam discriminados, caso possível, obtenha um contrato afirmando que o responsável da obra e o fornecedor estão de acordos com que foi ditos nas negociações.
Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!
3 – Iniciando os trabalhos
Após realizar os primeiros procedimentos de definir projetos, fazer o orçamento e escolher os fornecedores, iremos para a parte mais aguardada pelo profissional e o proprietário: iniciar a obra. Antes de começar a reforma, o proprietário deverá certificar se o ambiente possui áreas que não serão usadas. Caso possua, proteja esses lugares e desocupe os ambientes que serão reformados, facilitando o andamento da obra.
O primeiro processo, antes de começar a reforma é desmontar aquilo que será aproveitado após completar a reforma. Por exemplo, vasos sanitários e armários em boas condições de uso, etc. Logo em seguida, comece a retirar os revestimentos e as demolições designadas pelo o profissional. Os trabalhadores qualificados contratados pelo o profissional chefe devem retirar os entulhos com cuidados e garantir que uma caçamba contratada ajude na remoção e descartar os entulhos de forma correta. Lembre-se que deverá notificar a prefeitura para enviar a caçamba no edifício para retirar os entulhos. Realizando essa etapa estará livre para começar finalmente a elaborar uma nova formação da alvenaria e logo em seguida, as instalações hidráulicas e elétricas.
4 – Preparando a área para o acabamento
Chegou o momento de preparação do local para receber o acabamento da obra. O profissional no primeiro momento terá a opção de instalar forros em áreas unidas que serão impermeabilizadas e o nivelamento de paredes e pisos ao ser finalizado.
As etapas que foram realizadas logo acima irão garantir um acabamento magnífico, deixando o ambiente mais atraente e alongando a duração. Não podemos deixar de mencionar que a secagem do acabamento deverá ser respeitada garantindo a sua durabilidade.
- OBS – Evitando entulhos – O proprietário poderá escolher entre, remover os pisos ou colocar piso sobre piso. O piso sobre piso é recomendado para que o serviço não demore muito e também, evitando entulhos. Mas essa opção deve ser muito bem pensada, pois, realizando esse procedimento sem ajuda de um profissional qualificado, poderá resultar em mais gastos e dores de cabeça do que economia e tranquilidade.
5 – Adicionando piso de madeira
Para adicionar o piso de madeira o profissional contratado irá fazer uma busca bem elaborada, escolhendo o fornecedor mais confiável. Vale lembrar que piso de madeira merece uma atenção especial em qualquer reforma em condomínio. Logo em seguida, o profissional irá preparar a madeira para aumentar a sua durabilidade, indicando tratamentos específicos. Por último, não podemos esquecer de que a madeira leva certo tempo para se adaptar ao ambiente. O recomendado é esperar que o piso esteja acomodado corretamente para continuar o trabalho.
6 – Alterações em pontos de interruptores e tomadas
Esse procedimento será realizado, caso o seu projeto tenha uma bancada de cozinha sendo adicionada de fora a fora na parede. Se for o caso, você precisará de um profissional para ligar novos pontos de tomadas. Não se esqueça de conferir todos os cômodos do apartamento que sofrerão atualizações necessárias para melhores usos.
7 – Pintura
Antes de realizar a pintura, o profissional irá certificar se o ambiente está completamente limpo, se os entulhos e sujeiras fora devidamente removidas para iniciar o processo da tinta. Não apenas analisar se há entulhos, mas, também, esse é o momento certo para aplicar pedras, revestimentos, instalar janelas e portas, etc. Assim que todas essas etapas forem cumpridas, proteja o piso novo e demais instalações e inicie a pintura.
Finalizando a Reforma
Nesta etapa é possível realizar as instalações de espelhos, tomadas, marcenaria, luminárias e cortinas. Mesmo com a obra já finalizada, é necessário que contrate um profissional que realize essas funcionalidades. Para ter esses privilégios, entre contato conosco solicitando o orçamento e conhecendo os nossos projetos finalizados por profissionais habilitados nos serviços designados.

(11) 94784-7700
