Deixe o ambiente maior
Existem famílias que gostam de lugares de acordo com sua personalidade, sentem-se bem com sua própria decoração. Principalmente quando o apartamento possui uma área pequena, de 80 m² ou inferior, e o proprietário procura maneiras de modificar o ambiente, causando a ilusão de que o apartamento é maior. Quer saber como reformar um apartamento pequeno? Vamos te trazer mais dicas.
Se seu apartamento possui uma vista bacana, se encontra em uma localidade que você gosta muito e tem vontade de expandi-lo, não se preocupe, pois, veio ao lugar certo! Nós, da VF Reformas, iremos citar dicas surpreendentes que dará a impressão que seu apartamento é grande.
As dicas foram testadas e aprovadas por nossos profissionais, que são qualificados, e decidiram compartilhar com você, explorando e desfrutando das áreas que seu apartamento tem a oferecer.
Vejamos as 11 dicas para expandir seu apartamento
1 – Cuidado com o forro de gesso
Sabemos que a utilização de forro de gesso é preferida por todos, porém, essa escolha pode resultar na diminuição das paredes dos apartamentos, causando a má sensação de aperto. O recomendado, nesse caso, é manter o pré-direito de 2,60 m². Já os banheiros podem possuir a altura de 2,40 m², visto que, essa dimensão está nos padrões das construções atualmente.
Caso prefira o forro de gesso, o profissional deverá atender esses requisitos, evitando que o apartamento venha ser menor. Porém, caso prefira deixar o forro de lado, será necessário que abra mão de alguns materiais como, lâmpadas embutidas, optando por pendentes decorativos, mas sem exagerar. Se a sua escolha resulte em baixa claridade do ambiente, adicione iluminação indireta, como luminárias de mesa ou de chão.
2 – Os moveis espaçosos
Apartamentos com área pequena dão preferência ao moveis pequenos, ou seja, embutidos. Mas deve ser usado com sabedoria. Isso mesmo que você acabou de ler! Os móveis embutidos possuem diversas funcionalidades, sendo considerados multifuncionais. Entretanto, o exagero, pode também resultar em desconforto. Você não quer sentir que está morando em casa de bonecas, né? Para evitar esse desconforto, estude o seu apartamento antes de começar a pôr os moveis.
Adicionar um móvel grande uma vez ou outra não faz mal. Por exemplo, onde será a sala para receber as visitas? Nesse local, opte por um sofá grande. Na sala de jantar adicione uma mesa de um pouco menor.
Monte seu ambiente no papel antes de coloca-lo em prática, evitará muitos problemas, evitando o desconforto.
Confira os nossos projetos finalizados!
3 – Mesa grande ou pequena?
Tome cuidado com tipo de mesa de centro que irá adicionar, pois resulta em falta de paciência. Quando a escolha da mesa não é correta, fica comprometendo a circulação das pessoas pela casa. Por isso, ao comprar mesa, certifique-se se ela permitirá um espaçamento de no mínimo 60 cm, permitindo a circulação entre os móveis. O correto é escolher mesas compridas e estreitas. Mas o mais certo a se fazer, evitando constrangimentos, é possuir um projeto mostrando os móveis adequados e as dimensões de cada cômodo.
4 – Aposte em tapete
Quem diria que um tapete ajudaria a causar impressão de um ambiente ser maior. Usando tapete de maior dimensão, por exemplo, na sala, dará a impressão de expansão no ambiente, envolvendo todos os móveis em uma única dimensão.
5 – Chão de madeira
Outra dica excelente, caso não goste de tapetes grandes, é apostar em piso de madeira. Pois o material é natural e garante mais conforto ao ambiente. Não podemos deixar de mencionar que o chão de madeira levanta a beleza do apartamento e proporciona durabilidade.
Curiosidade: O piso de madeira é mais resistente do que o piso laminado ou frio, dizem especialistas.
6 – Evitando números de cômodos
Quando realizam reformas no apartamento, os proprietários sempre encontram novas ideias para aumentar os cômodos, criando algo do seu agrado. Entretanto, pode ser uma decisão muito perigosa.
Divisão em excesso resulta na sensação de desconforto, principalmente para pessoas que são claustrofóbicas e se sentem mal com facilidade. Devemos ter o peno conhecimento que derrubar alguma parte do cômodo será benéfico. Claro que, essa decisão deve ser muito bem pensada, porque deverá contratar um profissional qualificado para lhe guiar nos caminhos corretos, evitando sérios problemas. Esse serviço só será necessário caso, prefira aumentar alguma parte do apartamento. Cada centímetro ganhando é extremamente valioso em ambientes pequenos.
Entre em contato com nós a VF Reformas e solicite o orçamento com nossos profissionais.
7 – Organizando os objetos
Manter os objetos em armários ou estantes, deixando o local sempre organizado, aumenta a ilusão de que o apartamento é espaçoso. Outro segredo muito intrigante que ajudará e muito, são as estantes pequenas na horizontal. Pois móveis nas horizontais ampliam o ambiente. Por esse fator, é necessário que troque prateleira e opte por estantes compridas e baixas.
8 – Dedicando as paredes de cima para os objetos delicados
Os nossos especialistas recomendam que evite adicionar muitos enfeites ou móveis com grandes superfícies lisas. Adicione na parede objetos delicados como fotos e quadros ou se preferir, deixe o lugar vazio.
9 – Pintando o teto
Outra dica muito bacana é pintar o teto com uma única cor. Opte por uma cor clara, além de dar leveza no ambiente, deixa-o mais confortável.
10 – Optando por cores claras
Quem nunca escutou em programas de televisão ou leu em algum site, profissionais recomendações de sempre utilizar cores claras? Cores claras proporcionam leveza e servem para qualquer tipo de ocasião, principalmente para dar impressão que o apartamento é espaçoso.
Se você está na lista de pessoas que gostam de decorar as paredes com quadros, use a tinta branca. Caso prefira outra cor, opte por tons quentes como cinza ou uma cor próxima ao bege, evitando deixar o ambiente frio.
OBS: Evite beges amarelos!
11 – Espelhos
Outro truque bastante recomendado é utilizar espelhos em todas as superfícies. Para conseguir um efeito extraordinário, observe atentamente onde deseja adicioná-los.
Evite a utilização de espelhos atrás da TV, para não desviar a atenção, pois o efeito que deseja ganhar é dimensão. Dê preferência espelhos maiores que tome a parede por inteiro. Fuja dos espelhos com formatos inusitados e com o bisotê.
Pronto! Agora que você já sabe quais os procedimentos a fazer para causar a impressão do ambiente maior, faça uma análise, contrate um profissional caso preciso e execute.