Veja como economizar
Diversos profissionais tentam de todas as maneiras fazer que o preço da construção não venha ser ultrapassado. Embora, os valores das reformas variem a todo o momento. Geralmente, os valores são arriscadamente estipulados pela maioria dos profissionais escrevendo as estimativas. Afinal, quanto custa reformar um apartamento?
As cautelas tomadas pelos profissionais, não é por acaso. Normalmente a construção civil vem desperdiçando uma quantidade surpreendente de matérias no mundo. Muitas vezes chegando a valores incríveis e alarmantes, acima de 30%, somente no Brasil. Algumas empresas fazem orçamento acima do desejado. Cobram valores altos por serviços prestados e para piorar a situação do cliente, sobrando materiais solicitados pela companhia. Respondendo que os profissionais de determinada empresa, tenham dificuldade de estipular o valor exato de uma obra.
Fatores que influenciam os Valores de uma Reforma
É de extrema importância que o responsável pela obra, siga alguns fatores para evitar o desperdício de materiais. Para isso deve-se analisar os seguintes aspectos:
- Condições meteorológicas durante o período de construção;
- Condições do local e localização;
- Fornecedores de materiais.
- Complexidade do edifício;
- Níveis desejados de acabamento;
- Poder de compra;
O profissional deve ter pleno conhecimento para estimular o preço da obra. A empresa que venha a realizar uma cotação ou o profissional contratado pela reforma precisa ter em mente quais serão as ferramentas necessárias para a realização da obra. Por esse motivo, nós decidimos reunir alguns elementos para ajudar as pessoas a estimarem os custos de construção. Como resultado, você terá em mente uma base para saber quanto custa uma reforma. Sendo assim, quando o profissional te passar os valores, você saberá se está dentro do orçamento.
Usando uma Calculadora de Custos como Guia
Normalmente há diversas calculadoras de custo de reformas na internet. Vale lembrar que qualquer que seja a calculadora que venha selecionar – proporcionará uma estimativa de custos de reforma. Sendo usada corretamente, lembre-se que a calculadora normalmente tem a margem de erros de 10% para mais ou menos.
A calculadora de custo é necessária, portanto, deve-se utilizar seus recursos antes da realização da obra. Se por ventura você realizou as dimensões corretas, detalhes da construção e acabamentos, vale constatar, para que o projeto venha garantir o resultado esperado, contrate o profissional que usará de suas habilidades, realizando as medidas do apartamento corretamente e concluindo o projeto perfeito para você.
Outra maneira para ter os cálculos mais precisos, é ajustar os custos da calculadora por padrão/m², a um valor adequado de acordo com o orçamento planejado da área. Não podemos deixar de mencionar que os custos do trabalho e dos materiais são variáveis. Além disso, a opinião de um profissional é fundamental.
Para dá o primeiro passo, será preciso pegar informações do profissional ou empresa especializada, sendo um excelente começo para chegar aos custos exatos.
DICA: Quanto mais informação tiver em mãos, mais exata será a estimativa de custos!
Custos de Uma Reforma
Como o cálculo é base da economia, devemos fazer a primeira etapa com Premissas de Custos.
Premissas de Custos
Para iniciar a Premissas de Custos, devemos analisar a taxa de base por m² (metros quadrados). Outra forma de economias é realizando um acabamento básico, sem ser estipulada uma média nos três valores obtidos de mercado.
Se por ventura esteja reformando o apartamento através de um projeto pronto, sem margens de dúvidas os custos por metros quadrados serão menores.
Seguimos a trilha do Raciocínio!
- Taxa Padrão por metros quadrados (m²) – Utilizando a reforma de design personalizada em um local adequado, recorrendo a acabamento padronizado, sem margens de dúvidas o custo terá um acréscimo extra de 20%.
- Taxa Luxo por metros quadrados (m²) – Se você está na lista de proprietários que gostam de materiais com destaques, ou seja, de luxo, saiba que o alto custo do acabamento nos banheiros ou iluminação, acrescentará no orçamento aproximadamente 40 %, referente à taxa base.
- Adições: Adições e extensões ao espaço físico no apartamento durante a reforma custam o dobro do custo m², sendo comparada a taxa base.
Localidade e Qualidade da Construção
Para darmos inicio a reforma do apartamento, primeiramente devemos analisar o seu aspecto, em que condições se encontram.
Vejamos alguns exemplos:
- Apartamento com aspecto Excelente – se a área for um local excelente sem problemas com infiltrações pequenas em portas, janelas, canto do AP, mal acabamento, sem rachaduras, excesso de calor ou frio, barulho, etc. nenhum extra será adicionado sobre a taxa base m².
- Apartamento com aspecto Bom – considere os aspectos do apartamento bom se apresentar: azulejos mal colocados no banheiro, mal acabamento, com pequenas infiltrações em janelas, portas e canto de parede, será necessário que venha adicionar 7% para o custo base.
- Apartamento com aspecto Difícil – os aspectos difíceis são relacionados quando necessário: retira pedras, quebrar paredes que estão danificadas, retirar instalação mal ajustada, trocar piso de banheiro, etc. Nesse caso, é necessário adicionar 20% ao custo base.
Premissas Adicionais
Não poderíamos deixar de mencionar outros objetos adicionais que podem ser adicionados em apartamentos como:
- Varandas, Pátios e Decks – essas áreas são sem margens de dúvidas possuem um valor um pouco alto, pois se trata de uma área ao ar livre, principalmente se possui teto ou se são construídas sobre uma plataforma acima do nível do chão. Essa área custará em torno de 60% do custo base m².
- Garagens – essa área não precisa de muita atenção, mas sempre devemos está prevenido pra tudo. Por exemplo: portas danificadas e demais problemas. Nesse caso, custará em média de 80% do custo de base m².
- Correções – os apartamentos são lugares incríveis para morar, embora, caso venha sofrer alguma danificação, terá um gasto elevado. Por exemplo, apartamentos em algumas situações resultam em problemas ao apartamento vizinho e causando dor de cabeça a você. Nessas situações é recomendável guardar 20% da taxa de base m².
Chegamos ao fim. Basta apenas seguir essas dicas fundamentais que lhe ajudará a fazer uma economia no momento da reforma, evitando desperdício de materiais que poderiam ser gasto em outra área, deixando o apartamento perfeito e aliviando o seu bolso. Veja os nossos projetos!