quer-reformar-seu-apartamento

Quer reformar seu apartamento? Veja nossas dicas

Posted on Postado em Sem categoria

Veja o passo a passo 

Se você veio ao nosso site e se deparou com esse artigo, é porque está interessado em informações para reformar. Aqui você descobrir como fazer gastando pouco e dar os primeiros passos na obra. Portanto, leia até o final e coloque as dicas em prática para deixar seu lar ainda mais charmoso, se quer reformar seu apartamento.

A reforma leva certo tempo para terminar e gasta muitos materiais quando o orçamento não é realizado de forma correta. Por esse motivo, nós fomos em busca de dicas surpreendentes que ajudará você a economizar. Sendo assim, poderá desfrutar de um ambiente com cara de novo sem gastar muito.

Vamos as principais dicas para reformar seu apartamento!

 

1 – Contratando Profissional

Essa é a primeira dica que o proprietário deve executar: procurar profissional qualificado, o qual tomará a frente dos serviços. A VF Reformas, possui os profissionais qualificados, capacitados e certificados para transformar seu apartamento de acordo com o seu orçamento. Sem pesar no bolso. Veja um dos nossos projetos finalizados!

 

2 – Planejando a Reforma

Após contratar o profissional que será encarregado da reforma, imediatamente o próprio irá criar um projeto que aliviará o seu bolso. O arquiteto ou engenheiro colocará itens especificados, incluindo modelos das iluminarias e quantidades, junto com a paginação dos pisos. Com tudo definido no papel, está na hora de colocar no mundo físico, ou seja, iniciar os primeiros procedimentos da reforma comprando materiais com preços mais eficientes e econômicos, a partir de uma ideia definida.

Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é o tempo que levará a reforma, esse é umas das questões que o proprietário perguntará ao profissional.

Para definir o tempo que a obra irá levar, o profissional vai calcular o tamanho da obra, que normalmente leva no mínimo um mês e meio para ser finalizado com qualidade e agilidade. Por esse motivo, é de extrema importância que venha contratar primeiramente o profissional, pois ele lhe dará tudo definido, evitando surpresas. Outra vantagem de contratar o profissional capacitado é que os materiais que serão comprados terão a quantidade correta, evitando o desperdício e economizando.

 

3 – Pesquisando Preços de Materiais

O profissional irá realizar uma planilha dos materiais e acabamento a serem comprados, visando gastar em média a mesma quantia com a mão de obra.

 

4 – Montando o Cronograma

Administrar uma obra vai muito além de realizar compras dos materiais e prestações solicitadas. Antes de iniciar a reforma, este é o momento de reunir todos os envolvidos na reforma para determinar o prazo, incluindo os imprevistos que poderão acontecer decorrentes a reforma. A contabilidade dos serviços combinados, ou seja, realizados são essenciais na realização do cronograma.

As obras normalmente possuem um padrão: demolição, alteração de eletricidade, forro de gesso, iluminação, assentamento ou regularização do piso e marmoraria, primeira demão de pintura, etc.

Uns dos problemas em seguir o cronograma são pelo fato da obra ser realizado no fim de ano, que é um erro cometido por alguns proprietários, achando que é uma vantagem escolhendo esse período do ano.

O final de ano sempre causa problemas, por exemplo, mudança de tempo, lojas fechadas, etc.

 

5 – Fique de Olho nos Prazos de Entrega

É preciso lembrar que os serviços – que não dependem do profissional da obra – tem prazo de entrega. Por isso é importante fazer o pedido com antecedência. Adotando essa medida, você evita que a obra fique parada por falta de materiais. Isso vale para as portas e janelas, por exemplo, por necessitarem de medidas para va instalação.

 

6 – Atenção aos contratempos

É difícil estabelecer um prazo para o fim da obra, pois muitas vezes surgem imprevistos. Como um produto não chegar no tempo estipulado, problemas elétricos ou hidráulicos, por exemplo. Nesse ponto é importante ter atenção a tudo o que envolve os produtos – quantidade, prazo de entrega – e aos profissionais e seus prazos de conclusão de atividades.

Procure fazer uma inspeção do apartamento antes do inicio da obra. Assim poderá prever futuros problemas estruturais e adicionar suas resoluções no cronograma de execução.

 

7 – Transtornos são Normais Numa Reforma

Se você não vai desocupar o imóvel no curso da reforma, deve ter consciência dos transtornos existentes e dos sufocos que certamente irá passar. O fluxo de pessoas na casa será constante; a poeira tomará conta de todos os ambientes da casa, além de alguns cômodos ficarem interditados por conta da reforma. Para muitas pessoas essa é a parte estressante da reforma. Por isso, evite ficar muito tempo no imóvel e procure realizar outras atividades durante o dia, essa é uma forma de aliviar o estresse.

 

8 – Cuidado ao pôr muitos fornecedores

Ao colocar vários fornecedores trabalhando juntos, você pode se complicar com a competitividade, onde um pode afetar o trabalho do outro. É recomendado listar os serviços que cada um vai prestar, com a assinatura do profissional envolvido. Lembre, ainda, de arquivar recibos, notas e a lista assinada. Assim você evitará transtornos  do tipo.

 

9 – Ajustes na infraestrutura

Numa reforma é comum colocar os ajustes estruturais em primeiro plano, pois, geralmente, produzem muita sujeira. Um exemplo de ajuste estrutural é a implantação de teto de gesso. Serviços de acabamento ficam no final da obra, assim evita-se arranhar o piso antes de ser usado pelos donos do imóvel, ou estragar a pintura.

Mesmo sendo um canteiro de obras, é imprescindível a existência da limpeza do local ao fim de cada dia de trabalho. Esse serviço você pode exigir dos profissionais da obra. Alguns componentes químicos dos materiais de construção podem trazer prejuízos à saúde, principalmente, risco que quem está morando no imóvel em reforma corre todos os dias.

Você pode exigir, ainda, uma faxina geral após a obra, para certificar-se de que não há produtos químicos no local. Essa limpeza envolve respingos de tinta, resquícios de rejuntes do piso ou azulejo, entre outros. Isso ajuda também na durabilidade do serviço.

 

10 – Organização e mudança

Atualmente há uma grande variedade de empresas no Brasil. Portanto, já é possível contratar uma empresa especializada em empacotar, transportar e desempacotar móveis e objeto e, até, auxiliar na organização dos mesmos. Essa opção ajuda a diminuir o tempo da mudança e aliviar o estresse do final da obra, para que você possa usufruir do seu lar sem maiores preocupações.